A Prata 925 tem em sua composição a fundição de 92,5% de Prata pura + 7,5% de outros metais, como Cobre ou Latão. 

 

Vamos entender porque a prata escurece?

A prata é um metal maleável e oxida naturalmente com o tempo dependendo do ambiente em que for exposta. Portanto, é preciso fazer sua limpeza em momentos periódicos. Esse processo de oxidação pode ser acelerado por diversos fatores, como: suor, nível elevado de ácido úrico no organismo, creme hidratante, perfume, maresia, entre outros. A jóia escurece pois ao entrar em contato com compostos de enxofre presentes no ambiente, forma sobre ela uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura (oxidação). Então se a sua prata escurecer, fique tranquilo, é completamente normal e tem solução :)

 

 

Então quais cuidados devo ter com as peças para evitar ou retardar o escurecimento? 

  • Não use as peças na academia ou para praticar outra atividade física onde você sabe que irá transpirar mais; 
  • Quando não estiver usando as peças, guarde-as em lugar fechado e longe de umidade (uma caixinha de jóias, por exemplo) evitando o contato com o dióxido de enxofre presente no ambiente; 
  • Alguns produtos químicos podem acelerar o processo de formação do sulfeto de prata, por isso evite o contato da peça com cremes e perfumes, assim como com produtos de limpeza.

 

A nossa diquinha (sincera) é, tenha uma flanela mágica para polir suas pratas. A flanela possui agentes químicos próprios para limpeza, proporcionando o brilho instantâneo das suas pratas. Mas cuidado ao limpar peças delicadas, como correntes. Sempre esfregar suavemente sobre a peça. E o principal, jamais lave a flanela, ela é “poderosa” sozinha e não pode entrar em contato com a água pois perderá suas propriedades. 

 

Em nosso instagram @iniziopratas temos mais diquinhas sobre como limpar suas peças ♡